setembro 06 2017 0Comment
alimentomini2

A homogeneização por alta pressão pode substituir o tratamento térmico?

A resposta é sim, é possível substituir o tratamento térmico pela homogeneização de alta pressão. Esse é um processo que ainda é pouco usual mas apresenta resultados surpreendentes.

O processamento HAP mais conhecido como homogeneização por alta pressão é um processo continuo que utiliza fundamentalmente um homogeneizador de alta pressão com o intuito de romper células, esse princípio é largamente utilizado em aplicações de biotecnologia, emulsões cosméticas e químicas.

Neste processo, uma bomba de alta pressão equipada com até 8 pistões de bombeamento operam simultaneamente, enquanto um é preenchido com o alimento, o outro o empurra contra a válvula de homogeneização que é especialmente desenhada para maximizar a ruptura dos sólidos. Esse princípio baseia-se na movimentação dos fluidos e na ação de forças instantâneas que agem sobre os sólidos imersos nesses líquidos. Durante o processo, alta energia explosiva move-se no meio líquido e causa ruptura das proteínas, a destruição dos microrganismos ocorre pela ruptura da célula que é causada pelo aumento da pressão e tensão de cisalhamento, estes fatores aliados a uma exposição repentina à pressão atmosférica na saída da válvula, são responsáveis pela inativação de microrganismos e de enzimas dos alimentos, proporcionando uma maior vida de prateleira.

Esse processo tem como vantagem a produção em larga escala e não usar nenhum tratamento térmico, isso mantem as propriedades organoléticas e nutricionais do alimento intactas.

homoproduto

l3773r4

ESCREVA UMA RESPOSTA OU COMENTÁRIO